Materiais Traduzidos

Um dos objetivos deste site é dar ao público lusófono uma ideia do modo como a filosofia estoica vem sendo reabilitada, debatida e sobretudo vivida no exterior. Em muitos lugares, há grande diversidade de obras (de qualidade variável) tratando do tema à disposição de quem não apenas deseja conhecer os princípios do estoicismo, como também pô-los em prática no cotidiano. Não é o caso dos países de língua portuguesa: somos carentes de traduções dos textos originais dos estoicos antigos, de boa parte dos comentários acadêmicos mais importantes e das propostas de atualização da filosofia do Pórtico que têm sido publicadas nos últimos anos.

Esta é minha contribuição modesta para que tal situação seja em (diminuta) parte remediada e fiquemos um tantinho menos isolados do resto do mundo.

Eis a relação, constantemente atualizada, dos escritos por mim traduzidos e publicados aqui*:

“Crescendo como estoico: Uma educação filosófica voltada para o caráter, a persistência e a garra”, de Leah Goldrick.

“Honestidade nos negócios: Um experimento estoico”, de Jacob Henricson.

“Como o estoicismo me ajudou a superar a depressão”, de Andrew Overby.

“A essência do estoicismo” e “Os votos do estoico”, de Massimo Pigliucci.

“Verdades duras e felicidade”, de John Sellars.

(*) Por questões de fidelidade ao original e praticidade, opto quase sempre por verter as citações de autores antigos da língua em que o texto traduzido foi escrito, e não por transcrevê-las de alguma outra fonte ou tradução portuguesa porventura existente. Isso se justifica, a meu ver, porque muitas vezes foi um detalhe da tradução dos antigos que causou impressão ao autor do texto, e a discussão acaba girando em torno disso. Se eu modificasse as palavras, muitas das explicações feitas por esses autores contemporâneos ficariam fora do lugar. Ainda assim, recomendo vivamente a meus leitores assíduos que busquem a maior quantidade de traduções possível para os textos gregos e latinos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s