Sobre este site

Este site foi concebido com a finalidade de prover a um público de língua portuguesa material sobre as aplicações contemporâneas do estoicismo. Ele começou como uma exploração pessoal de um dos autores, Donato, e hoje conta com alguns colaboradores. É atualizado ao sabor das disponibilidades dos que aqui escrevem, havendo semanas de postagens mais frequentes e outras sem contribuições. Também por aqui comunicamos algumas das atividades do grupo “Pórtico de Epicteto”, iniciativa que congrega interessados na filosofia do ex-escravo frígio e em seus congêneres — gente de todo o Brasil e com vivências as mais diferentes.

E por que a filosofia estoica? É muito difícil frequentar textos como as Meditações, de Marco Aurélio, ou as Cartas a Lucílio, de Sêneca, e sair de tais leituras como a mesma pessoa que nelas entrou. Nessas páginas, há como que um chamado para algo maior — e algo maior que pode ser experienciado pouco a pouco, gota a gota, cotidianamente. Pois, parafraseando Epicteto, o material da filosofia é a vida, assim como o da carpintaria é a madeira. Vivamos, pois, da melhor maneira possível, beneficiando-nos das luzes — e das sombras — dos antigos ensinamentos do Pórtico!

Se você também se debruça sobre as obras dos estoicos em busca de esclarecimento e inspiração e deseja ver um texto de sua autoria publicado aqui, entre por favor em contato comigo pela opção “Fale com os autores”. Colaborações serão muito bem-vindas.

Valete.